3.2.11

Livros: Cemitérios de Lisboa: Entre o Real e o Imaginário

Corria o ano de 1993 quando a Câmara Municipal de Lisboa publicou um dos únicos – senão mesmo o único – livro em português sobre cemitérios portugueses; lisboetas, para ser mais exacta.

O autor é Francisco Moita Flores e o livro Cemitérios de Lisboa: Entre o Real e o Imaginário é uma edição de luxo, em formato grande, de capa dura, sobre-capa e fita de seda, que deveria fazer parte da biblioteca de qualquer tafofilo que se preze.

Diz-nos Moita Flores na sua introdução:

As páginas que se seguem não são a história dos cemitérios, como esta tradicionalmente é entendida - um discurso cronologicamente organizado sobre a memória, nem quer ser um mero roteiro turístico preocupado com a bela apresentação e de narrativa simplista. É, antes de mais, uma reflexão sobre nós, sobre a nossa cidade, sobre a Morte. Ou dito de outra forma,sobre o modo como os vivos pensam, sentem e representam a Morte. Tornámo-nos, assim, viajantes através da memória, espreitando às encruzilhadas de esperanças e angústias que são ponto de encontro de todos nós, no momento em que reassumimos a consciência da nossa própria finitude.
Apesar de não ser fácil encontrar o livro nas livrarias comuns, ainda pode ser adquirido em alfarrabistas ou, com muita sorte, na loja da Câmara Municipal de Lisboa na Avenida da República.

Quando comprei o meu, há uns anos, ainda lá ficaram dois.

Contém inúmeras fotografias, contextos históricos, alguma simbologia e descrição de rituais de morte e, uma das mais valias do livro, uma visita guiada ao Jazigo Palmela no Cemitério dos Prazeres, um dos maiores jazigos da Europa, que reúne o número recorde de cerca de 200 corpos e restos mortais de elementos da mesma família.





Jazigo Palmela, Cemitério dos Prazeres, Lisboa, Portugal @Gisela Monteiro.2010

4 comentários:

  1. Não tinha conhecimento da existência deste livro. Mas pelo que pude verificar, existem vários exemplares nalgumas das Bibliotecas Municipais, muito embora, estejam disponíveis apenas para consulta local.

    ResponderEliminar
  2. Entretanto fiz uma pesquisa e descobri que pode também ser adquirido na Wook e na FNAC online, que têm o livro disponível a um preço muito simpático.

    ResponderEliminar
  3. Olá, cara Gisela.

    Acerca do seu comentário do flickr - não tenho lá conta por isso escrevo-lhe aqui -, no álbum do Cemitério dos Prazeres, devo dizer que actualmente já é possível visitar o Jazigo de Palmela.

    Contactando a Divisão de Gestão Cemiterial pode deixar o seu nome e contacto para que quando haja número suficiente de inscritos se possa formar um grupo, o qual será acompanhado por um dos responsáveis pelo núcleo de História dos cemitérios.

    Em relação ao livro referido neste post, penso que pode ser também adquirido contactando a DGC, se bem que, por este meio e pelo que me lembro, o preço não será tão simpático.

    Atentamente,

    Z.

    ResponderEliminar
  4. @Z.: Obrigada pelo update. Acho que vou aproveitar e enviar um email à Divisão de Gestão Cemiterial... ;)
    Quanto ao livro, na FNAC online está a 18€ (para aderentes): é de aproveitar!

    ResponderEliminar