4.3.11

Arte: Le Jour Des Morts

Se considerarmos a importância da Morte na vida da sociedade Vitoriana, não é surpreendente percebermos que, também na pintura, ela foi tratada e representada inúmeras vezes, por diferentes autores, que a abordaram de vários ângulos.

É também graças a estes trabalhos que podemos perceber e visualizar muitos dos hábitos e ritos fúnebres ou perceber a evolução do luto ou das carretas funerárias ao longo do tempo.

Corria o ano de 1859 quando o aclamado pintor francês William-Adolphe Bouguereau (Α:1825 – Ω:1905) apresentou o seu trabalho Le Jour Des Morts.


Apesar de Bouguereau ser muito popular na altura, hoje em dia perde em popularidade para os seus conterrâneos e contemporâneos impressionistas.
Para quem não conhece - ou não sabe que conhece, uma vez que algumas das suas obras aparecem recorrentemente, por exemplo, em capas de livros - recomenda-se a descoberta deste excelente artista.

Esta magnifica peça, representando o que pode ser interpretado como uma visita ao cemitério em dia de Finados por duas mulheres - talvez Mãe e Filha - à campa de um recém falecido ente querido - talvez o Pai, se consideramos o véu de viúva envergado pela mulher mais velha - pode ser vista no Museu de Belas Artes de Bordéus, em França.


Sem comentários:

Enviar um comentário