9.8.11

Vida e Morte em Portugal



Interessantíssimo documentário do início dos anos 90, parte da série Viagem ao Maravilhoso sobre as práticas de Morte em Portugal.
Contém imagens de núcleos museológicos dedicados à funerária, simbologia, etc.
Destaque para o cemitério e museu da Chamusca e a história da morte na Europa; menção à lenda referente às intervenções do fantasma de Sousa Martins em curas e sessões espíritas e à relação entre a Morte e as praticas populares do Carnaval e da Páscoa.


1 comentário:

  1. Na sequência de algumas questões que me foram sendo colocadas via página Facebook do Mort Safe, fiz algumas pesquisas relativas à informação sobre a Chamusca e encontrei um site com uma nota informativa (de 2008).
    Cito:
    "Sérgio Carrinho, presidente da Câmara Municipal da Chamusca, disse à agência Lusa que o núcleo museológico não escapou à contenção, forçada pela situação financeira da autarquia, pelo que geralmente está fechado, abrindo apenas quando há pedidos de visita.
    A recolha e preservação de objectos funerários veio na sequência de dois encontros destinados a discutir as atitudes perante a morte, realizados no final da década de 1980 inícios de 1990 por iniciativa do então técnico cultural da autarquia, António Matias.
    "Essa iniciativa permitiu esta naturalidade em vir ao cemitério aprender, recolher conhecimento, e ao mesmo tempo preservar objectos que doutra forma desapareceriam", disse o autarca."


    A nota completa pode ser encontrada aqui: http://www.funerarianet.com.br/?area=topico&id=75&id_topico=895&pagina=25

    ResponderEliminar