15.1.12

"No Céu, Debaixo da Terra"

No dia 28 de Janeiro pelas 19 horas, como parte do festival de cinema de expressão alemã, promovido pelo Goethe Institut Portugal, irá passar no cinema S. Jorge, em Lisboa, o documentário "No Céu, Debaixo da Terra" (Im Himmel, unter der Erde) de Britta Wauer.




«No norte da cidade, escondido numa zona habitacional, cercado por um muro e tapado por uma grande floresta, rododendros e hera, encontramos o Cemitério Judaico de Berlim-Weissensee.
Existe aqui desde 1880, tem 42 hectares e 115 000 sepulturas, neste momento. Actualmente, o cemitério continua a ser utilizado. Nem o cemitério, nem o seu arquivo foram destruídos – o que representa um autêntico paraíso para coleccionadores de histórias.
Britta Wauer e o seu operador de câmara, Kaspar Koepke, visitaram várias vezes este cemitério e depararam-se com um sítio cheio de vidas.
Pessoas de todo o mundo visitam-no e falam sobre a história judaica, sobre a história da cidade de Berlim e simultaneamente sobre a história da Alemanha.
Todas elas estão lá amplamente representadas.»
O documentário terá legendas em português.

Mais informações na página de Facebook do evento, criada pelo Goethe Institut.

A não perder!

2 comentários:

  1. Tive a chance de ver este documentário, e vale mesmo a pena.... não só o cemitério é lindíssimo, como as histórias que se contam são fantásticas.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, não estive em Lisboa durante o fim-de-semana, pelo que não tive oportunidade de o ver no S. Jorge, mas espero ver em breve.

    ResponderEliminar