7.5.12

Recomendações Tafófilas para a Feira do Livro

Mais uma vez, a Feira do Livro de Lisboa surge-nos no final de Abril, prometendo acompanhar-nos até inícios de Maio, mais exactamente de 25 de Abril a 13 de Maio.


Este ano não temos nenhum livro de ficção para propor, mas a proposta do ano passado, para quem não teve oportunidade de comprar, continua a ser uma boa aposta.

Quanto à não-ficção, temos dois livros de autores portugueses.

O primeiro foi editado há alguns meses e é um volume curioso, que conta a história da morte - e um pedacinho da vida - de personagens portuguesas famosas.
Escrito por Ricardo Raimundo, Vidas Surpreendentes, Mortes Insólitas na História de Portugal da editora Esfera dos Livros, é uma das propostas Mort Safe deste ano.
De Martim Moniz a Joaquim Agostinho, passando por Luís de Camões, Aristides de Sousa Mendes ou D. Maria II, este é um volume a não perder para os tafófilos com um gosto especial pela História de Portugal.
Destaco, por exemplo, a história de Garcia de Orta, um genial médico português, de origem judaica, que viajou para fugir aos tentáculos da Inquisição, tendo morrido na Índia.
Apesar de ter morrido de morte natural, acabou por não escapar a ser castigado por ser cristão-novo: foi exumado e os seus restos mortais queimados pela Inquisição num acto simbólico.
É um dos exemplos que deu origem à expressão "nem os mortos escapam" que era usada para caracterizar a impiedade da Inquisição.

A segunda proposta é o Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes de David Soares, editado pelas edições Saída de Emergência, e que promete fazer as delícias de muitos, incluindo os tafófilos.
Dividido em quatro temas principais - História, Ciência, Oculto e Bestiário - o livro é composto por interessantes e detalhados artigos que esclarecem, desmistificam e apresentam novas perspectivas sobre assuntos conhecidos e obscuros.
Sem dúvida ao gosto dos tafófilos, podem encontrar-se histórias fantásticas relacionadas com cadáveres, funerais e costumes mortuários.
Como o livro não está ainda disponível nas livrarias, falámos um pouco com o autor:
Mort Safe: Como é que surgiu a ideia para este livro?

David Soares: Paralelamente à escrita de ficção, sempre escrevi ensaios sobre os temas mais variados, em principal sobre matérias relacionadas com a história e o oculto, que são duas das minhas paixões. No meu livro Sobre BD, editado em 2004, apresentei uma série de ensaios sobre obras de banda desenhada, cheios de canais de comunicação para áreas alheias à banda desenhada, como a ciência ou a filosofia, e, ainda, no final de cada romance que escrevo, costumo incluir um apêndice de natureza ensaística em que desenvolvo nessa linha as referências reais que servem de matéria-prima às ficções. Nesse sentido, o Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes é um livro que nasceu desse labor e desse amor pelo estudo da história, da ciência e do oculto. Consiste num volume misto de ensaio e enciclopédia macabra, em que discorro sobre o lado negro da história, da ciência, do oculto e do bestiário: quatro vias de conhecimento, interdisciplinares, que se vão polinizando para oferecer um florilégio muito especial e, sublinho, absolutamente real. Aqui não há lugar para a ficção: tudo o que está no livro é factual. Aliás, deixei de lado muitas histórias interessantes, porque não possuíam fundamento factual.

MS: Ao ler "enciclopédia macabra" não posso deixar de perguntar: e a tafófilia, tem lugar nesta obra?
DS: Tudo o que é incomum, extravagante e bizarro, mas macabro tem lugar nesta obra e, como tal, a tafofilia não é excepção, embora não marque presença exclusiva, antes surgindo em contextos mais amplos. Todavia, o livro contém uma história que pode incluir-se pela porta grande nessa temática e que narra o desfecho trágico e real dos restos mortais de um dos mais conhecidos pintores europeus: Francisco Goya, autor das famosas "pinturas negras".
MS: Com tanto temas diferentes e a necessidade de encontrar fundamentos reais para todos os artigos, suponho que o trabalho de pesquisa tenha sido profundo.
DS: Evidentemente, um trabalho desta natureza, rigoroso e muitíssimo complexo, suporta-se numa pesquisa e leitura profundas dos temas em exposição, assim como num constante cruzamento de fontes que assegura que os mesmos são analisados de maneira fidedigna sem espaço para a mitificação. Pelo contrário, um dos pilares do livro é, de facto, a desmistificação de uma série de conceitos, alguns até bastante enraizados na psique popular. É, felizmente, um livro isento de dogmas, de agendas, no qual o único compromisso que existe é, mesmo, ir ao encontro do conhecimento. É um livro para fãs de conhecimento que não receiem destruir concepções já construídas, mas erróneas. Penso que é um título importante e que contém uma mensagem também muito importante: a de que o conhecimento é luz, mesmo quando emitida por um compêndio negro.

A apresentação do livro (com pré-venda exclusiva) será no dia 12 de Maio pelas 16:30 no Auditório da APEL na Feira do Livro de Lisboa e ficará a cargo do cineasta e escritor António de Macedo.
O Instituto de Meteorologia promete uma tarde de Sol e o autor uma conversa animada.

Apareçam!...

Sem comentários:

Enviar um comentário