23.7.12

Famadihana - A Dança dos Mortos

A tribo malagaxe Merina, que ocupa a zona central da ilha de Madagáscar, habita em simples cabanas de palha e folhas de palmeira, mas os seus mortos são depositados em elaboradas tumbas de pedra, normalmente escavadas nas faces das montanhas.

Os cadáveres são conservados em nichos, envoltos em mortalhas brancas; por vezes, ao lado dos corpos amortalhados, os familiares deixam pequenos rádios de pilhas, que ligam antes de selar os túmulos.

Alguns anos depois (entre sete a dez), celebra-se a Famadihana: celebração colectiva em que os descendentes dos falecidos reabrem as criptas e remortalham os restos mortais dos antepassados, muitas vezes combinando mais do que um conjunto de ossadas numa só mortalha.

Algumas fontes apontam a origem deste costume do "virar dos ossos", no século XVII, com raiz nos duplos enterramentos do sudeste asiático.

É feita uma enorme festa, celebrando o morto, procurando garantir assim a sua bênção para os anos vindouros. Durante a festa é bebida toaka gasy, uma bebida alcoólica feita em casa.
Por vezes as ossadas são levadas até às cabanas que habitaram em vida, antes de voltarem a ser depositados dentro dos túmulos, onde ficam durante mais alguns anos, até voltarem a ser retirados para serem remortalhados e misturados com ossadas de outros familiares.


Sem comentários:

Enviar um comentário