10.3.13

Cemitério Judaico de Wrocław

Na cidade polaca de Wrocław, afastado do centro histórico, fica um extraordinário cemitério do século XIX, conhecido como Cemitério Judaico Velho
Criado em 1856 na sequência do fecho do anterior cemitério judaico e descontinuado por volta de 1943, depois de dois anos praticamente sem inumações, este pequeno espaço situado na rua Ślężna atrai visitantes e estudiosos, com as suas construções antigas, marcadas pela passagem do tempo e das adversidades das guerras. 
Expandido diversas vezes - ainda no século XIX e depois no XX - coberto por trepadeiras e fetos, escondido sob frondosos castanheiros, visitá-lo em pelo Outono é uma experiência mágica irrepetível.
Apesar de, à semelhança da maioria dos cemitérios judaicos do leste da Europa, encontrarmos talhões densamente cobertos por masebhas (lápides) contendo textos em hebraico, compará-lo com outros bem conhecidos - como o cemitério judaico de Praga, por exemplo - é uma tarefa difícil.
Na realidade, o cemitério judaico velho de Wrocław é um espelho do movimento Haskalah, um movimento dos séculos XIX e XX que promove o iluminismo dos valores judaicos, de forma a alcançar uma mais fácil integração numa Europa cada vez mais secular. Nesse sentido, para além das lápides tradicionais, é possível encontrar diversas construções com linhas de criação mais seculares e simbologia variada. Esta abertura ao mundo não judaico começa por coincidir com a época romântica e o romantismo, com o seu revivalismo grego, romano, egípcio, marca também as construções cemiteriais. As colunas e vasos funerários que enchem os cemitério seculares passam a fazer parte das construções fúnebres deste cemitério judaico.
Para além do impacto na arquitectura e simbologia dos monumentos fúnebres, também os textos passam a conter palavras em latim e alemão.
Mas a diversidade não termina aqui: num dos recantos junto do muro encontra-se uma edificação com marca claramente mourisca, noutro local talhado em mármore negro, podemos encontrar um tabuleiro de xadrez encimando por uma das peças desse jogo, um cavalo. Numa outra zona, ainda são visíveis marcas de balas. 

Como não podia deixar de ser, sobre inúmeros monumentos, empilham-se pedrinhas e castanhas, deixadas reverentemente pelos visitantes.


PS: não posso deixar de agradecer à Weronika Murek, que me acompanhou na visita e me explicou várias tradições judaícas que eu desconhecia.