21.5.11

Igreja de St. Michan

Na cidade irlandesa de Dublin, na margem norte do Liffey fica a igreja de St. Michan, a mais antiga paróquia desse lado do rio, fundada no ano de 1095.

Tendo sido renovada diversas vezes ao longo dos séculos, as suas principais fases de recuperação datam de 1685 e 1825. E é essa data do século XVII que se considera como tendo sido a data de construção das agora tão famosas criptas de St. Michan.

Segundo a informação fornecida no local, existem cinco criptas sob a igreja, às quais é possível aceder por portas de metal, dispostas em volta da igreja.

As criptas foram construidas com blocos de calcário, criando o ambiente perfeito para a mumificação de cadáveres e a preservação dos seus caixões: temperatura constante e ausência de humidade.

Faz parte da visita guiada a descida a duas das cinco criptas existentes, mas é proibida a captação de imagens.
As criptas visitadas são compostas por um corredor central, alinhado com as escadas, ladeado por diversas câmaras particulares. Algumas destas câmaras não se encontram iluminadas por ainda estarem em uso, segundo nos informou o guia.

A cripta onde os corpos mumificados se encontram expostos é mais pequena, contendo apenas duas câmaras de cada lado. Aparentemente, as visitas a estes cadáveres fazem-se desde a época vitoriana, sendo que se julga que o próprio Bram Stoker (autor do romance Dracula, publicado em 1897) as visitou na companhia da sua família.

A pouca informação disponível, por essa altura, fez com que se criassem lendas e interpretações incorrectas sobre as quatro múmias em exposição. Uma delas, aquela que é normalmente acariciada pelos visitantes, é descrita como sendo um cruzado; mas data do século XVII (recorde-se que se considera que a Nona Cruzada -a última - teve lugar no século XIII).

Na segunda cripta, com um corredor central mais longo, contendo mais câmaras, podem ser vistos os caixões dos irmãos Sheare, heróis da luta pela independência da Irlanda, presos pelas tropas britânicas devido ao seu envolvimento na revolução de 1798, e que foram condenados à morte, tendo sido enforcados, esvicerados e esquartejados.

Pode ainda ser vista uma outra câmara que pertenceu a uma família nobre, os Earl's de Leitrim, cujos caixões são todos (quase) delicada e profusamente enfeitados. Podem ser observados através de um conjunto de buracos feitos numa pesada porta de madeira.

Abaixo pode ser visionado um vídeo contendo mais imagens e informação sobre as criptas e os seus mortos.



Nas traseiras da igreja, junto das portas de entrada das criptas, espraia-se um pequeno cemitério. Pedras tumulares antigas, detalhes perdidos pelo efeito da erosão, estendem-se por entre relva e delicados malmequeres.


Para quem estiver em Dublin, ou a planear uma viagem até lá, este é um local a não perder.

1 comentário:

  1. Excelente post, como sempre! :D
    Junto mais 2 links de vídeos que encontrei no Youtube, onde conseguiram filmagens à socapa! :D

    http://www.youtube.com/watch?v=gjHUarYt7yU&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=mPNgIm86bCE&feature=player_embedded

    ResponderEliminar