15.4.11

Museu Nacional de História Funerária

Uma coisa que não falta nos Estados Unidos da América são museus. Eles têm museus de quase tudo e, no estado do Texas, têm um museu que é uma das atracções obrigatórias para os tafófilos de visita: o National Museum of Funeral History.

Com a apelativa divisa Any Day Above Ground Is A Good One o museu foi criado no inicio dos anos '90 com o objectivo de preservar a história da industria funerária.

O museu tem um conjunto diversificado de artefactos que compõem a sua colecção permanente e apresenta ainda um conjunto de exposições interessantes, das quais se destaca uma Fábrica de Caixões de 1900 (com uma pequena apresentação online), as celebrações do Dia dos Mortos, explicando quais os objectos que lhe estão associados e a sua motivação/simbologia, as origens do hábito americano de embalsamar cadáveres, uma colecção de caixões de fantasia (entre o kitsch e o estranho) onde os esquifes estão esculpidos em forma de galinha, carro, peixe, caranguejo, etc.

Para além de tudo isto, é ainda possível comprar canecas e t-shirts, replicas em miniatura das carretas funerárias em exposição, livros temáticos, etc., na loja do museu (e na loja online).

Quem estiver a pensar visitar o Texas, pode incluir este museu na sua lista de locais a visitar.


Sem comentários:

Enviar um comentário