21.7.11

Os Homens do Saco Escoceses

No seguimento do anterior artigo sobre os Homens do Saco, onde é apresentado um resumo histórico da actividade dos Ladrões de Corpos em Inglaterra, Irlanda e Escócia, fica a ligação para o site Echoes of the Resurrection Men da responsabilidade do professor Martyn Gorman da Universidade de Aberdeen, na Escócia.

Este excelente recurso disponibiliza um conjunto de mapas, baseados na tecnologia Google Maps, que permite perceber padrões de comportamento dos ressurreicionistas, uma vez que estão lá assinalados os Mort Safe que podem ser encontrados nos cemitérios escoceses, assim como a localização das Escolas de Anatomia (principais clientes dos Homens do Saco), os locais onde foram erguidas Torres de Vigia ou Casas de Mortos (utilizadas para manter os cadáveres e aguardar os primeiros sinais de decomposição, de forma a garantir a sua inutilidade para os ladrões de corpos, uma vez que estes necessitavam de espécimes frescos).
Foram ainda constituídos mapas relativos a Inglaterra e à Irlanda.
É possível aceder a fotografias dos artefactos assinalados e a uma base de dados com informação diversa, o que enriquece ainda mais este fantástico site.

Um recurso a usar e abusar e, claro, divulgar.

2 comentários:

  1. Muito bom o blog e com as fotos associadas no flickr também.
    Parabéns.
    Dos locais que deu para ver podes explorar também os cemitérios dos ingleses que existe no Porto e em Lisboa. As catacumbas de São fancisco no Porto, juntamente com o Cemitério da Lapa na mesma cidade, fica como sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo feedback.

    Fica o link sobre as Catacumbas da Igreja de São Francisco, no Porto, onde estive em 2009:
    http://taphophilia.blogspot.com/2011/02/igreja-de-s-francisco-porto.html

    ResponderEliminar