O trabalho de Simon Marsden (Α: 1948 - Ω: ) é inovador e facilmente reconhecível.
Trabalhando com infravermelhos, Marsden fotografa ruínas e e locais isolados, criando atmosferas fabulosas, lúgubres e um pouco desconcertantes por encontrarmos luz onde esperávamos ver sombras.
Tendo recebido a sua primeira máquina fotográfica - uma Leica - no seu vigésimo primeiro aniversário, gastou o primeiro rolo fotográfico no jardim onde, à semelhança das fadas de Cottingley de Conan Doyle, espalhou fantasmas que recortara em cartão, numa tentativa de recriar a atmosfera dos contos de M. R. James, Arthur Machen e Edgar Allan Poe, que lia desde criança.
Com o apoio de bolsas da Arts Council of Great Britain, passou parte dos anos 70 a viajar pela Europa, Estados Unidos e Médio Oriente, onde os seus temas de eleição o levaram a percorrer cemitérios abandonados, ruínas de castelos, palácios e velhas catedrais.
Marsden conta-nos no Clive Barker's A-Z Of Horror que, quando foi convidado para ilustrar um livro com trabalhos de Edgar Allan Poe, já tinha praticamente todo o material que podemos ver na edição que deu à estampa.
Tem uma bibliografia com cerca de doze trabalhos e onde o mais recente é Memento Mori - Churches and Churchyards of England, um livro a não perder e ao qual regressarei mais tarde.
Bibliografia:
- In Ruins, 1980
- The Haunted Realm, 1986
- Visions of Poe, 1988
- Phantoms of the Isles, 1990
- The Journal of a Ghosthunter, 1994
- Beyond the Wall, 1999
- Venice—City of Haunting Dreams, 2001
- The Twilight Hour—Celtic Visions from the Past, 2002
- This Spectred Isle—A Journey through Haunted England, 2005
- Ghosthunter-A Journey Through Haunted France, 2006
- Memento Mori-Churches and Churchyards of England, 2007
Sem dúvida um fotógrafo de excelência.
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