22.2.11

Livros: Uma Inquietante Simetria

No inicio do ano passado, quase por acidente, tropecei no mais recente romance da Audrey Nifferneger, a autora do conhecido e já adaptado ao cinema The Time Traveler's Wife.

O livro aparecia referenciado em links associados a tafofilia, pelo que me apressei a encomendar e ler.
Para mim, o interesse principal deste romance é o facto da história se passar num apartamento antigo, sob cujas janelas se estende o célebre e maravilhoso cemitério de Highgate. Aliás, é no cemitério que se passam diversas cenas do romance, mas mais do que ser um cenário curioso e fora do comum, Highgate tem tanto destaque que chega a ser tratado como uma das personagens do livro.

O cemitério de Highgate (do qual falaremos detalhadamente num post mais adiante) é o mais famoso cemitério Londrino; estando dividido em dois e atravessado por uma ampla rua.
A metade mais antiga data de 1839, tendo sido o cemitério da moda para a sociedade vitoriana. Rapidamente, o terreno foi ocupado pelos Londrinos e em 1854 foi necessário expandir o cemitério, tendo sido adquirido um enorme terreno do outro lado da Swains Lane - a estrada que corta Highgate em dois.

Obviamente que, à semelhança de Père Lachaise, em Paris, o terreno de Highgate está repleto de Falecidos Famosos, alguns dos quais incontornáveis.
É aqui que estão enterrado, entre muito outros nomes conhecidos, Karl Marx, Douglas Adams, Christina Rossetti e Elizabeth Siddal.

É também em Highgate que Lucy, personagem do romance Dracula de Bram Stoker, é enterrada e onde esta dá caça e se alimenta de criancinhas até ser brutalmente assassinada - ou resgatada, dependendo da perspectiva - pelos caçadores de vampiros, entre os quais se encontra o seu noivo.

A parte mais antiga de Highgate encontra-se fechada ao público, sendo apenas possivel visitar o cemitério como parte de grupos, em visitas guiadas.
Durante a preparação do romance Audrey Niffenegger estudou detalhadamente o cemitério de Highgate, de tal forma que chegou mesmo a fazer parte do grupo de guias do cemitério.

Transcrevo abaixo, parte da critica que fiz na altura e que pode ser lida na integra no blog Liquid Dreams Of....
Her Fearful Symmetry conta a história de dois pares de gémeas: Elspeth e Edie e as filhas de Edie, Julia e Valentina.

Nas primeiras páginas do romance Elspeth morre na companhia do amante e vizinho, Robert, um estudioso do cemitério de Highgate. Em testamento, Elspeth deixa todos os seus bens materiais às filhas de Edie com a condição de que estas troquem Chicago por Londres e vivam, durante um ano, no seu apartamento, nas traseiras de Highgate.

Este é um romance muito bem escrito e que conta uma história de perdas e separações. As personagens são ricas e interessantes, cheias de pequenos detalhes e paixões que as tornam reais. Temos Robert, o vizinho do andar inferior ao das gémeas, e a sua interminável tese de doutoramento sobre Highgate, os seus mortos e a sua história; Martin, o vizinho do andar superior, obsessivo-compulsivo, criador de complicados puzzles de palavras cruzadas para o jornal e tradutor de línguas exóticas e perdidas para o British Museum (e que fala fluentemente português!); Little Kitten of Death, um gatinho branco aparecido do cemitério e transformado no animal de estimação de Valentina; James e Jessica os octogenários amigos de Robert e principais cuidadores de Highgate e claro... o próprio cemitério.

Entretanto a Editorial Presença vai publicar o livro no dia 2 de Março sob o título Uma Inquietante Simetria.

É tão raro encontrar romances em que os cemitérios sejam abordados sem pudor: este é um livro que não pode passar despercebido aos tafófilos.

Desejos de boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário